Depois de um sábado e um domingo gordos faz-se necessário uma segunda-feira magra. Não precisa ser das vacas magras, mas é sempre bom para o super-ego e o organismo ter um cuidado especial com o corpo na segunda-feira (e no restante da semana), caso o fim de semana tenha (mal)comportado excessos. Mesmo que tenhamos nos alimentado bem, sábado e domingo é tempo de repouso para o corpo (o que é fundamental).
Por isso, tive a idéia de publicar um post relacionado a alimentação saudável, exercícios físicos e cuidados com o corpo todas as segundas-feiras. Assim, começamos a semana inspiradas.
Já fui dessas de seguir direitinho a dieta durante toda a semana, maneirando nas guloseimas, para, no fim de semana (começando na sexta a noite) me dar o direito de comer tudo o que quisesse, devorando chocolates (paixão do meu paladar). Não faço mais isso. Prefiro comer doces ou outras guloseimas quando tenho vontade (em pequenas quantidades e optando por alternativas saudáveis) e sustentar a opção por uma alimentação saudável sempre, todos os dias da semana (sendo festas de casamento, de aniversário, Natal, Reveillon, aniversário de namoro, etc., considerados excessões). Não funciona mais, no meu caso, a estratégia do auto-engano, da postergação… O corpo é inteligente.
Bem, mas hoje o post é sobre exercício físico. Há algum tempo descobri o ritual tibetano. Experimentei e não larguei mais. A série de movimentos praticados logo quando acordo (antes de tomar o café da manhã) tem me deixado mais desperta, atenta e bem humorada (normalmente acordo querendo dormir de novo).
O ritual é composto por uma série de cinco exercícios que estimulam/ativam os chácaras do corpo. Diz-se que o ritual ajuda a aliviar problemas de articulações; melhora a memória (alô alô concurseiras!), a visão; amenta a energia vital; promove bem-estar e funciona como fonte de juventude. Sei que o ritual tem tornado os meus dias mais fáceis e leves.
Recomenda-se começar repetindo 3x cada série de exercícios e aumentar de um em um, até atingir 21 repetições de cada. Eu fiz isso até atingir 15 repetições. Depois, decidi repetir 10x cada exercício por dia. É o possível, neste momento.
Segue o vídeo explicativo/ilustrativo dos cinco ritos. Sugiro usar um tapetinho para realizar os exercícios.
Beijos,
Júlia
Anju-lia! Esses exercícios caíram como uma luva para a minha fase atual. Providência divina. Pra você ter uma idéia, a minha médica me prescreveu exercícios de respiração outro dia. Remédio que nada, foi essa a prescrição! Fiz os exercícios aqui e, além de sentir a parte do alongamento e da força muscular, senti, principalmente, a energia circular. Essa foi a melhor parte, ainda mais para começar o dia. Como você sabe, também não sou dessas que acorda falando “Bom dia vida!!”. Longe disso… rsrs…
Vou tentar fazer o “ritual” todos os dias ao acordar. Mantenho você informada.
Em relação à alimentação, continuo dando umas enganadinhas no meu corpo! É bom – ele fica muito feliz feliz com chocolate! – e é ruim – engorda, faz mal pra saúde, etc. Ainda estou procurando o meio termo!
beijocas.
Carolinda, fifi,
Que bom que a dica caiu como uma pluma aí!
Sabia que você ia gostar! 🙂
O ritual tem me feito tão bem… Sinto isso: a energia circula e eu acordo para a vida de verdade! Como diz-se que ele favorece a memória, achei que ia ser uma boa pra você e pra Lulú, que também tá na lida com os estudos.
Vi o depoimento de uma mulher que disse ter emagrecido 12Kg em seis meses só fazendo o ritual. haha. Não acredito, mas tudo bem!
O mais legal é a vitalidade que traz.
Quanto à alimentação, acho que enganar o corpo de vez enquando é fundamental. Se não, perde a graça. Pelo menos o que é graça pra gente: chocolate! Pra que viver sem? Mas vou dar a dica de um chocolate fantástico e não-engordativo em breve. Sempre na coluna “segunda magra”. haha.
Vai me contando! Espero que te ajude!!!
Faz aí que eu faço o rito aqui.
Beijim!