Na última semana recebi um presente delicado e saudável de uma amiga. A amada Carol (Carolina Homem, Fifi) – que anda se aventurando pelas constelações intergaláticas do universo da culinária (saudável) – preparou um bolo delicioso que nomeou de Bolo Falsa Gorda. Adorei o nome! O quitute tem cara e gosto do pecado, mas não causa danos à saúde. Muito pelo contrário. Imaginem isto: podemos nos lambuzar de um maravilhoso bolo de chocolate, sem culpa! Como?
Antes de revelar a fórmula mágica, retomo a história do presente. Começou assim: a Carol postou uma foto do Falsa Gorda no whatssap. Deixou as amigas com água na boca! Eu consegui sentir o cheiro do bolo que nunca havia provado! Sabem como é… Então, fui logo me pronunciando, dizendo que queria provar daquela belezura… mas (quenquenquenquen), a correria daquele dia me impedia de sucumbir ao desejo de largar tudo por um chá das cinco com minha querida e o Falsa Gorda. Pois eis que a Carol, no meio de sua própria labuta, deu um jeito de passar na minha casa e deixar uma fatia generosa do bolo, de presente. Nem lá eu estava para recebê-la. Quando cheguei, me aguardava, fresquinho, o precioso pedaço do bolo mágico, uma barrinha de alfarroba com banana (amo!) e um recadinho desses que só ela escreve (que já está pregado na geladeira). Um mimo. Grata pelo amor em pedaços, Carol!
Gostei tanto, mas tanto (!!!) do bolo que pedi à Carol para compartilhar a receita. Ela logo topou. Na verdade, ela será uma colaboradora do blog pois tem muitas dicas legais para compartilhar e vem pesquisando muito sobre culinária saudável. Então, seja bem vinda, Carol!
“A Jú me pediu para compartilhar no blog a receita do bolo Falsa Gorda. Esse bolo é um sucesso aqui em casa. Quando faço, acaba tudo na mesma hora. O detalhe é que ele é feito sem açúcar, sem glúten e sem lactose! Esse bolo é um acordo entre o paladar, a saúde e a magreza! E é super simples e rápido. Então vamos ao que interessa!
1. Compota de frutas:
Ela irá adoçar o seu bolo. Pegue as frutinhas que você tiver em casa (na última vez que preparei, usei duas maçãs descascadas, uma banana, cinco ameixas secas e cinco damascos secos). Pique as frutas e coloque-as com um pouco de água em uma panela pequena. Deixe apurar em fogo baixo até as frutas ficarem “molinhas”. Tire o excesso de água e, então, bata as frutas no liquidificador até formarem uma massa mais ou menos uniforme.
Obs: Reserve alguns pedacinhos de frutas para agregar à massa. No último, separei dois damascos e alguns pedacinhos de banana.
2. A Massa
Em uma tigelinha misture (bem):
– 1 xícara (chá) de farinha de aveia;
– ½ xícara (chá) de farelo de aveia;
– ½ xicara (chá) de farinha de banana;
– 1 colher (chá) bem cheia de fermento;
– 1 colher (sopa) de linhaça dourada ;
– 4 ovos, usando as 4 claras e apenas 1 gema (porque o nosso bolo é light!);
– 2 colheres (sopa) de cacau em pó;
– 2 colheres (sopa) de frutose ou açúcar mascavo. Se você não quiser usar adoçante é só não colocar o cacau (mas eu não fico sem o gostinho do chocolate);
– 5 a 7 nozes (pique-as em pedaços grandes pra dar crocância ao bolo)
– As frutinhas que você reservou.
Obs: se você não tiver todos os ingredientes em casa, não tem problema. Você pode usar só um tipo de farinha, por exemplo. Ou substituir ingredientes: nozes por castanha, linhaça por chia. Pode ser criativo(a)!
Para untar a forma, corte de uma a duas bananas por inteiro até cobrir a forma. Além do gostinho de banana, você não precisará colocar manteiga para untar o tabuleiro ou a forma. Se você quiser desenformar o bolo, cubra a forma com papel alumíno antes de untar.
Misture todos os ingredientes e coloque-os na forma. Coloque um pouco de mel por cima para dar brilho quando o bolo ficar pronto.
Coloque em forno baixo (240°C). No meu forno, leva 25 minutos para assar. O cheiro irá infestar a casa de aromas deliciosos. E quando ficar pronto você poderá se deliciar sem culpa!
Para enfeitar, salpico pedacinhos de chocolate de soja sobre o bolo já pronto.
Depois me contem sobre suas experiências com o bolo Falsa Gorda!
Beijos, Carol.”
Quem quiser falar com a Carol (para dúvidas, sugestões, etc), pode escrever um comentário neste post.
Valeu, Carol!
Até breve!
Adorei o “cara e gosto do pecado”! Esse é o objetivo, ficar só com a parte boa do pecado. Afinal, somos seres cheio de desejos proibidos. Temos que achar um caminho possível para realizar alguns! Hihihi…
Que bom que você gostou da surpresa, fifi! Foi com muito amor.
To achando muito chique estar no seu blog, esse lugar que admiro e aprecio.
beijocas!
Este bolo é uma delícia mesmo. E como já disseram, podemos comer sem culpa…É otimo chegar em casa e encontrar uma fatia do bolo feito com tanto carinho pela Carol.
Márcia,
Que sorte a sua de ter uma Carol em casa! Que sorte a dela ter uma mãe assim, que consegue saborear as delicadezas e curtir as doçuras da vida.
Um beijo com saudade!
Obrigada! O objetivo é deixar todo mundo da casa saudável e feliz! : )
E expandindo para outras casas… haha… ainda bem!
Isso, amada!
🙂
Ai, Carol!
Que comentário delicioso! Tanto quanto o bolo!
De falsa vc não tem nada, viu?! Nem de gorda. haha
E concordo plenamente: precisamos encontrar atalhos, desvios, porque andar na linha é viver na abstinência.
Você sempre me ajuda a encontrar atalhos. Né?!
Você é colaboradora do blog. Que bom que tá achando chique, porque vai trabalhar muito! haha
Seu incentivo é fundamental!
Beijinhos
Você também está se mostrando muito boa na criação desses atalhos, criando espaços na vida, aqui no blog..! E compartilhar esse espaço é muita generosidade!
Vamos juntas buscando os desvios. O caminho alternativo não é falso, é outra coisa, é criação e experimentação. beijos, flor de maracujá!
Isso mesmo, Carol! Tô tentando me assumir “desviada”.
Fica mais fácil navegar aceitando o balanço.
E tô curtindo MUITO esta nova onda!
Generosidade e prazer! Isso é a felicidade!
Beijinhos, frô!
que lindo gesto e que delícia de bolo! 🙂
Não sei porque não carregou o blog, Jú. Não prestei atenção se deu uma mensagem de erro. Se acontecer de novo te aviso! Bjs!
Estes gestos é que fazem a vida mais doce, né, Jú?! Com o bolo, então… hum…
Se der mais “tilt” me fala sim, querida.
Estou ADORANDO estar mais próxima. Graças ao blog e ao nosso desejo de trocas.
Um beijo!
Oi Ju-fifi!
Vou fazer um qualquer dia pra você experimentar! Lembra do macarrão e dos biscoitos mágicos? hehehe…
E vc, continua de molho?
beijocas!
Ameeeeeeeeeeeei!!! Vou total experimentar!! Ai que fome!!! Parabéns pelo blog, ju! Tá lindo! Bjsss!
Cecília, querida!
Que PRAZER te ter/ler por aqui! Você sabe que sua opinião vale muito pra mim, né?! Adorei o elogio!
Você bem que podia me dar umas dicas depois… Mesmo!
Adoro te ver na TV!
Este bolo é bom pra fazer pros maridinhos.
Beijos!!!
Ei fifi Carol! To me recuperando ainda. Mas totalmente de molho não! Cansei… To desobedecendo as recomendações médicas e guess what! Ta tudo bem! Só a dorzinha no pescoço que só aumenta se fico parada dentro de casa. Então, bora combinar algo que a saudade aperta! Lembro demais do macarrão, saudável e gostoso!!!! Delicioso aquele encontro e aqueles biscoitos. Vamos combinar mais! Beijos!
Combina e me chama, hein?! haha. bjo!
Que bom saber, Ju! Ouve o seu corpo, ele vai te dizer. Espero que ele te diga que quer me ver nesse finde para um café. Bora matar essa saudade amanhã!
Depois me contem o que acharam do filme Elena.
Bisous.