A pintora polaca Tamara de Lempicka (1898-1980) vai aparecer bastante por aqui. Estou encantada com sua obra. A pintora conseguiu criar um estilo único e ousado em vários sentidos. Na pintura, expressou-se de forma tão singular, que críticos de sua obra criaram uma expressão para descreverem seu estilo: “cubismo suave”. Seu trabalho se aproxima dos princípios artísticos do movimento art déco. Na vida pública, foi uma figura polêmica. Nascida na high society polonesa e registrada com o nome Maria Górska (sim, ela resolveu mudar de nome após enfrentar as intempéries da Revolução Russa de 1917!), estudou em colégio interno na Suiça e mais tarde foi viver com seu marido em Paris. Lá, conviveu com figuras como Picasso e deu o que falar. Bela e formosa, tinha relacionamentos extraconjugais com homens e mulheres. A ousadia desta mulher reflete-se em seus trabalhos, sendo que alguns deles vocês verão comigo, aqui no blog. Ela pinta as roupas de uma forma muito detalhada, usando cores vivas.
Trago hoje estas duas meninas com laços e roupas azuis (all blue) para enfeitarem a cena. O volume das peças (vestidos e laços) me impressionam. Os laços são um ornamento. As peças são bem estruturadas, volumosas e criam um interessante efeito de luz e sombra. Os tons de azul são marcantes e criam um contraste interessante com o pano estampado com flores, que serve de fundo para os rostos das meninas. Os gestos das modelos são interessantes: a colocação das pernas, das mãos, das cabeças, seus olhares. Isto tudo faz parte de uma bela composição de cena. Uma super produção de moda! Uma roupa não deve caminhar sozinha, ela precisa ser preenchida e encantada por um corpo, que sempre se expressará de forma singular. Esta pintura (linda!) me remeteu a uma produção de Miroslava Duma, a qual considero uma mulher-menina-boneca. Veja, abaixo:
O azul é uma cor que consegue conferir luz e vida ao corpo, destacando a figura. Se constrastado com cores neutras, pode gerar produções elegantes e marcantes, como esta outra, de Miroslava Duma:
Betty Autier, do Le Blog de Betty, cria looks ousados, com uma pitada de extravagância e usualmente lança mão do azul:
Luisa Accorsi, do Sonhos de Crepom, consegue aplicar a cor (em tons bem fortes) com elegância e delicadeza:
Natti Vozza, autora do Glam4u mistura texturas e, neste caso, cria uma combinação quase monocromática com efeitos-surpresa graças aos acessórios:
Por fim, Thássia Naves, do Blog da Thassia, colore de azul a base da roupa e da foto e brinca com os tons dos adereços. A produção resulta leve:
O azul pode ser leve e alegre, no sentido contrário da expressão I’m blue.
No inverno – recém chegado – alegra o olhar e o dia.
Beijos,
Júlia
Júlia, adoro seu blog! mesmo não postando comentários diários, saiba que aprendo muito com vc! Aprecio demais suas postagens e elas são minhas pitadas diárias de inteligência.
Parabéns e sucesso na sua vida! Meu carinho, sempre!
Ah, Carla!
Que comentário mais gostoso do mundo! Um presente para mim! Obrigada!
Bom saber que o blog tem proporcionado elementos novos para a sua vida, inspirações. Esta é a idéia!
Vou continuar trabalhando muito para levar este projeto adiante e trazer cores para a sua vida e a dos outros leitores.
Muito obrigada por acompanhar o blog.
Um beijo,
Júlia
Bem interessante o que você está fazendo com o seu blog. Parabéns pelos seus textos e suas referencias.
Lucas,
Adorei seu comentário! Que bom que achou interessante.
O legal do blog é que ele é uma pesquisa mesmo… constante… e deliciosa.
Beijos,
Júlia
Júlia… amei.. sou suspeita pra falar pois eu AMO azul!!!!Os seus posts estão cada dia melhor! Bju
Thula,
Quer dizer que azul é uma das suas cores favoritas? Quais outras cores você mais curte?
Fiquei super satisfeita com seu comentário. Estou tentando avançar…
Beijos,
Jú
Jú, amo azul!! Suas palavras e imagens revelam o olhar estrangeiro, a amizade, a paixão com que você escreve esse blog. Segredos de uma combinação certeira! E depois vamos conversar mais sobre esse ser “estrangeiro” que é um lugar comum entre nós, talvez!? Sensibilidade está é no seu “Vestido de letras”! E sei ler, simplesmente! Parabéns, mais uma vez! Beijos!
Ju,
Eu não sabia que você amava azul, mas a cor combina com você… esse tom oceânico. Há algo de bem feminino nisso, apesar de não parecer, né?! Sim, o azul pode ser um dos tons do feminino.
De fato este blog inclui um olhar estrangeiro, uma paixão crescente e muita amizade… A nossa amizade, inclusive. Estou adorando as suas leituras. Enriquece muito. No fim das contas, um blog estabelece um diálogo e este retorno de quem lê é fundamental.
Quanto ao “ser estrangeiro”, vamos conversar, tricotar, escrever sobre isso. É preciso, né?!
Obrigada, de coração.
Um beijo enorme,
Jú
Adorei o post. O texto, a obra e os looks estão deslumbrantes.