Hoje é sexta-feira e pelas ruas de Salvador (cidade que adoro), deve haver muita gente vestida de branco – por tradição, para reverenciar o orixá Oxalá, o Senhor do Bonfim, ou mesmo porque é lindo e é a cara da Bahia. Na sexta, dá branco. Por aqui, entramos no clima baiano, mas na companhia de uma delicada francesinha que, em um outro século, outro país e outro clima, montou um look incrível total white para pousar para um pintor. Caroline, a modelo de hoje, foi retratada por Ingres (já vimos um look pintado pelo artista aqui) quando ela tinha entre 13 e 15 anos. A jovem exibe um sorriso maroto e uma certa inocência no olhar. A roupa pende sobre seu corpo, sem que ela exiba e realce os detalhes do look por meio do gesto. Este é um aspecto interessante a ser destacado quanto à composição de um look: o efeito depende da relação do corpo – do olhar, inclusive – com os tecidos. A roupa emoldura o corpo e o corpo emoldura a roupa. Um corpo dialoga com o que veste. Neste caso, percebo Caroline ainda tímida em sua pose. Seu ar despretensioso contrasta com a exuberância do look: um vestido branco marcado por um detalhe transparente e por uma fita dourada que define a silhueta, estabelecendo uma divisão entre o tronco e o restante do corpo. As mangas são bufantes. A gola de pele de animal traz um ar fetichista para a cena. Dizem que o pintor ficou encantado pela jovem, considerando-a ravishing, arrebatadora. Não nos esqueçamos: branco também pode ser sexy.
O pintor colombiano Fernando Botero, especializado em retratar formas gordinhas (de gente, de frutas de animais, etc.), fez uma bela releitura do quadro de Ingres. Vejam (acima) como a mudança da posição das mãos de Caroline (agora com as unhas pintadas de vermelho, combinando com os brincos e com o batom), a introdução de mais luz na cena, a escolha de uma paisagem mais veranil e a presença do rosto do animal-cachecol conferem um outro efeito. Agora Caroline parece mais “descolada”, “à la vonté” e, na minha opinião, menos sexy (não pelo fato de estar com uns quilinhos a mais). Vocês concordam? O que percebem neste jogo dos sete erros?
Vimos Caroline retratada em 1806 e em 2011, em duas versões, sempre de branco. O branco bomba desde a Grécia Antiga! E no próximo verão teremos muitas opções de looks à la baiana. Eu pirei com as imagens do desfile da Cori/Verão 2013-14 do último São Paulo Fashion Week. Acho o branco uma cor extremamente elegante, sofisticada e que combina com todos os tons de pele. Destaca a figura. Acho incrível quando usado para festas a noite. Vocês costumam montar looks em branco?
Vejam alguns looks da Cori:
Desejo a você uma sexta feira cheia de paz e um fim de semana assim, leve!
Seu blog é super interessante e muito bem escrito. Parabéns!
Beijos de Portugal
http://strawberryleopard.blogspot.pt/
Ana,
Fiquei MUITO feliz com o seu comentário. Você fez dois elogios que me agradam muito (por causa da proposta do blog): ser interessante e bem escrito.
Que bom que você valoriza essas qualidades que eu considero tão importantes.
Ah, que jóia saber que tenho uma leitora em Portugal! Não vejo a hora de conhecer seu país.
Um beijinho de cá,
Júlia
Não passava por aqui há um tempo, desde o seu convite. Está ainda mais lindo do que eu imaginei que estivesse. Diversidade, arte, cotidiano e beleza – tudo com delicadeza. Vontade de passar aqui com frequência de agora em diante.
Beijo grande, querdida!
Dani,
Que bom que você voltou! Alegria encontrar suas letras por aqui… como sempre em qualquer canto.
Que comentário lindo o seu! Diversidade, arte, cotidiano, beleza…delicadeza… Estas palavras me dão direção…
Venha sempre!
Beijinho com carinho, querida!