A jovem e o gato retratados neste quadro de Giovanni Boldini (1842-1931) se movem continuamente diante de meus olhos. A variação da intensidade das cores, o fora de foco do fundo da pintura, as silhuetas alongadas – que de certo modo se misturam com a paisagem – tudo isso cria um efeito impressionante. O detalhe das cores aqui, tão sutilmente empregadas, tão finamente colocadas, geram um efeito inesperado e delicado. Toques evidentes de azul e amarelo em tons vivos são o suficiente para tornar o quadro colorido e para fazê-lo pulsar ainda mais vida. Trata-se de um retrato divertido, em que o gato aparece como o centro das atenções. Quis brincar com as cores e o tema deste quadro, transpondo traços dele para o corpo.
As fotos foram tiradas no Museu Abílio Barreto, em Belo Horizonte. O Museu é lindo e compreende – além de um amplo jardim – dois prédios, um mais recente e outro mais antigo, sendo o último um casarão que foi a sede da Fazenda do Leitão, ainda no Arraial do Curral Del Rey (primeiro nome de Belo Horizonte). O casarão foi construído em 1883 pelo curralense José Candido Lúcio da Silveira, tataravô da Carol, fotógrafa do blog. 🙂
Blusa: Gallerist/Calça: Pop Up Store/Sapatos: Imporium/Bolsa: Maria Filó
Ainda faremos mais fotos no Museu Abílio Barreto. Há muitos espaços e elementos para se explorar por lá. Aliás, no prédio novo há o Café do Museu, que é lindo e aconchegante. Os pratos não são baratos, mas vale ir para tomar um café e comer uma sobremesa. No dia das fotos Carol e eu tomamos um chocolate quente e comemos um cheesecake. (Café do Museu: Avenida Prudente de Morais, 202 mezanino – Cidade Jardim – Belo Horizonte/MG. Tel: (31) 3291 5320)
E já que estamos falando de gatos, trago mais uma obra, desta vez caseira. Vejam os felinos que vivem brincando ao meu redor: Pandu e Menina.
Jú, que post incrível! Amo sua sensibilidade, e como consegue usá-la em favor da moda. Parabéns <3
Lú, que alegria ler seu comentário! Que ótimo que você está lendo o blog!
Sensível e generosa é você!!! Te admiro por este ponto, também.
Um beijo enorme!
Jú
Jú, a leveza das fotos, em contraste com a força das cores, despertaram a beleza na figura constituída pelo entrelaçamento de você, o museu, e a letra. Fred.
Que lindo comentário, Fred! Que delicadeza e sensibilidade as suas.
Bom demais ter um leitor assim, atento ao entrelaçamento preciso.
A beleza que desperta está aí.
Um beijo e continue por aqui!
Jú
Ju, li vários posts agora e algo me chama particular atenção. Você anda na cidade como uma turista, como que de passagem. Quero dizer, seu olhar ‘e estrangeiro. Se deixa surpreender e me convoca a perceber o inusitado, em lugares que achei que já conhecia. Lindas fotos!
Ju,
Seu comentário me tocou tanto que estou pensando nele há três dias.
Tenho pensado muito sobre meu sentimento de estrangeira na cidade. Sinto isso desde os 10/11 anos. Forte. Antes eu achava que tinha que me mudar daqui. São Paulo, Rio, Curitiba, Paris, Buenos Aires… Viajava nessa idéia. Hoje penso que este olhar estrangeiro pode favorecer a estada aqui, em estado de “entre”. Estou me assumindo na greta.
Você tem uma sensibilidade fora do comum. Já te disse isso?
Beijos!
Júlia,
fantástica a ideia dos looks inspirados em pinturas! Finalmente um blog que consegue falar de moda, de fato, com conteúdo. Até eu, que amo moda de paixão, já tinha me cansado (há bastante tempo, aliás) dos blogs e me limitava a olhar tudo pelo instagram… Seu blog deu vontade de voltar mais vezes! Parabéns!
Que sorte a nossa seu pai ter feito “propaganda” na aula. Voltarei mais vezes.
Agora já são dois na família que têm minha admiração.
Sucesso! Beijos
Stella,
ADOREI ler seu comentário. Suas palavras me deixaram animada. É muito bom ter o retorno de leitores sensíveis. Gostei desse apontamento: “um blog de moda com conteúdo”. Ah, tem que ser, né?! Senão cansa mesmo. E a idéia é justamente a de que a roupa faz parte de uma composição que vai além das peças, que faz parte da construção de um estilo, que envolve as letras, os gestos, os detalhes, os traços que o sujeito deixa pelo mundo – ao se vestir, ao trabalhar, ao se posicionar politicamente, no modo como lida com o outro, enfim.
Seu encantamento foi um presente para mim. De coração. Obrigada. Espero contar com sua leitura.
Sorte a minha meu pai ter feito “propaganda” do blog para vocês, leitoras interessantes.
Venha sempre, estou trabalhando para ter novidades constantemente.
Fofa fofa você!
Um beijo bem grande!
Júlia