Dedicar tempo e dinheiro para cuidar dos cabelos é uma prática recente na minha vida. Até os 16 anos eu lavava a cabeça no automático e na pressa, usando os produtos mais acessíveis – de preferência os que já estivessem no banheiro, escolhidos por outrem. Usava o xampu e o condicionador que encontrasse pela frente. Até que um dia meu pai me disse que achava o cabelo de uma amiga minha muito bonito e que considerava que o cabelo de uma mulher funcionava como uma moldura, valorizando (ou não) o rosto dela. Pronto: foi o suficiente para eu passar a considerar o cabelo um aliado estético e a investir na minha moldura (o Édipo existe).
Bem, cuidar dos cabelos implica experimentar formas de fazê-lo, testando os produtos que casam melhor com os três milhões e meio de fios capilares que (em média) você tem sobre seu couro cabeludo. Quais produtos usar? De que forma fazê-lo? Quantas vezes por semana lavar a cabeça? Cada um encontra suas próprias as respostas para essas perguntas pesquisando, experimentando, errando. Há quem nem se coloque essas perguntas e se sinta, no entanto, satisfeito com suas medeixas. Melhor ainda! Quanto a mim, confesso que meu cabelo é difícil e que, para ele ficar do meu agrado, preciso cuidar dele com muito carinho.
Atualmente, tenho ido ao salão apenas para cortar os cabelos, retocar as luzes (cor caramelo, que faço há mais ou menos seis meses) e, ocasionalmente, para me preparar para algum casamento (raríssimo). No mais, faço tudo por conta própria: lavagem, hidratação, penteados, escova… E adoro! O básico é: lavo de dois em dois dias. Evito dormir com ele molhado. Sempre dissolvo o xampu e o creme na água antes de jogar nos cabelos (uso uma vasilinha de cozinha para fazer isso no banho… um pouco do produto e dois dedos de água…misturo e depois jogo no cabelo, distribuindo pelas várias partes). Uso xampu duas vezes a cada lavada. Só lavo o cabelo com água fria (mesmo no inverno). Esfrego bastante o couro cabeludo ao lavar. Não faço escova sempre que lavo, apenas dou uma secada de leve. Sempre desembaraço primeiro as pontas dos cabelos, depois o comprimento. Sempre uso um protetor térmico (leave in) antes de passar o secador. Sempre que posso faço uma hidratação mais demorada. Isso tudo funciona. Quanto aos produtos que uso, após testar vários, tenho meus favoritos. Hoje vou compartilhar três deles com vocês.
…………………
In this post I recommend some of my favorite hair products. The first one – Aussie 3 Minute Miracle – is an excellent hair conditioning that takes only 3 minutes to make your hair smoother. I love it! The second one – Silicon Mix Proteina de Perla – is a hair masque produced in the Domenican Republic. Is hidrates and makes your hair more shinny and lighter. The third product – Senscience Deep Restoring Masque – is the best hair masque I’ve tried. Excellent!
Condicionador Aussie 3 Minute Miracle
Este condicionador é bom demais!!! Funciona de verdade, faz diferença. Recomenda-se deixar por três minutos no cabelo e depois enxaguar. É o que faço e meu cabelo fica, de fato, muito macio e nada pesado. Considero até mesmo que substitui uma máscara hidratante. Bom para os dias de pressa. Costumo usá-lo duas vezes por semana e, nas outras vezes em que lavo a cabeça, alterno as duas máscara hidratantes abaixo. Vocês podem encontrar/encomendar o condicionador aqui.
Máscara de hidratar Silicon Mix Proteína de Perla
Todas as máscara dessa linha Silicon Mix são super boas. O interessante é que são fabricadas na República Domenicana. Passo no cabelo após lavar com xampu e deixo agir por 10 minutos. Pimba! Bom demais! Acho que ele hidrata, ajuda o cabelo a ganhar movimento e (muito) brilho. Mas não é uma hidratação super hiper profunda, que modifica a estrutura. Mas isso é bom porque ela não deixa o cabelo pesado, “acimentado”. Compro aqui.
Máscara de hidratação Senscience
Esta bichinha é das boas! Impressionante como ela hidrata. Podem procurar na internet: todas as resenhas dela são cheias de elogios. Ela tem melhorado muito a qualidade da minha moldura. Esta eu compro quando viajo ou no BeautyBay, aqui.
Os dois sites que indico aqui são confiáveis.
Por fim, considero que a disciplica e o “cuidado no cuidado” são tão importantes quanto a qualidade do produto que se usa.
bjim,
j.
Adorei conhecer seu trabalho no The Written Style, incluindo o nome do site, ótimo. Sou suspeita com essa tal moldura, gosto de trata-la e muda-la sempre. Ando em tempos de crise, mas espero que essa fase vá embora logo. Gostei muito da maneira que compartilha suas ideias. Pretendo voltar mais!! Beijos
Ah, Camila! Que delícia de comentário o seu! Que bom te receber aqui!
Admiro muito o blog de vocês (nerddamoda.com)! Sou leitora. Considero o trabalho de vocês com a moda pensante, gosto dos temas e do modo como tratam/articulam as imagens ao texto. Tem diferencial.
Será ótimo esse troca-troca com você.
Vi no seu blog que você vive em busca dos cachos perfeitos… Quer dizer, a questão da moldura tá aí!
Crise sempre passa e tem que aproveitar, porque em momentos de crise a gente encontra saídas incríveis. haha. Às vezes radicais, né?!
Beijos,
Júlia
cachos SÃO perfeitos. Acho lindíssimo um cabelo cacheado, bem cuidado, claro. Quando criança fazia mil trancinhas e dormia com o cabelo molhado. As ondas duravam tipo uma hora, no dia seguinte, pra minha tristeza. E que disciplina essa da água fria Jú! Faz bem pra pele também! E por mais que saiba disso tudo deixo a água ferver! :/ E fazer isso tudo em casa é uma delícia né. Tipo, um dia só pra gente. Há de se arrumar tempo! Sempre! Bj!
Ah, Ju, você queria ter o cabelo cacheado? É sempre assim, né?! Você devia ficar muito fofa de trancinhas. EU também acho um cabelo cachado bem cuidado lindo, mas amo os lisos, ondulados e crespos tb. Bem cuidados e estilizados… Sim, água fria, sempre! Militar. haha. Mas, sério, adotei essa regra e já estou acostumando. Claro que no inverno dou uma “temperada”. Antes, só tomava banho pelando. Acostuma… Hoje estou de toquinha na cabeça, fazendo banho de óleo na juba. Beijo, bela!
Pois é, quando a gente pensa em moldura, pensamos em algo quadrado, retangular. É o mais comum, no formato das fotos. Mas porque não variar as molduras?
Aqui no Brasil, o negócio é ser loira e ter o cabelo liso (Ju-loira-fifi: nada contra o seu cabelo, que é loiro. liso e lindo e combina totalmente com você. E nada contra as inúmeras loiras lindas por aí). Mas é que a mulher brasileira, quando se trata de moldura, é muito quadrada! Rsrs… Eu gosto é da diversidade!
Em relação aos produtos, adoro o da Aussie. No pote diz “deeeeep conditioner” e é deeeep mesmo! Os outros eu quero testar! Valeu, Julinda!
Diversidade de molduras cria um efeito mais inusitado do que tudo certinho, né?!
É tão bom ver alguém com um cabelo diferente. Tenho ficado feliz ao ver um belo blackpower. Acho lindo!
Até nos grandes museus do mundo (tantas vezes quadrados) se varia as molduras (em cor, formato, altura)… Cabelo também tá aí pra isso. Além da genética, que já define muita coisa, dá pra inventar moda com as medeixas.
Estes produtos são todos ótimos, Carol. Recomendo mesmo! O de Perla combinado com sauna faz super bem pra minha cabeleira. E o Makeup Delivery é confiável, já comprei várias vezes com a Gabi. E vem sem taxa.
Beijo!
Sou fã desse primeiro condicionador. Os outros vou adicionar nas minhas próximas compras 🙂
Nossa, esse primeiro é mágico, né?! E vc deve conseguir comprar baratinho nos EUA.
Recomendo muito os outros dois. Mesmo.
O de Perla combinado com sauna tem um efeito incrível!
A máscara da Senscience é a melhor pro meu cabelo. O BeautyBay tem o melhor preço.
Estou amando você por aqui!
Beijos!